Dirigir com o vidro aberto é mais econômico do que ligar o ar-condicionado?

Evitar desperdícios e economizar é fundamental, mas quando se trata do uso consciente do seu carro, a economia depende de muitos fatores.

O combustível pode variar não só no preço, mas também na sua qualidade, dependendo do local que você escolhe para abastecer. A densidade do transito também faz o consumo de combustível variar. É diferente se você dirige em uma estrada ou dentro da cidade. E com um combustível adulterado, a variação é ainda maior.

Para cada novo modelo de automóvel, uma nova aerodinâmica é criada. Os carros mais baixos, onde o coeficiente de atrito (Cx) é menor, consomem mais combustível com os vidros abertos. No caso dos carros mais altos, o consumo excessivo por estar com os vidros abertos é um pouco menor.


Comparação de consumo entre dois veículos a 100 km/h

Sedã
Sedã
baixo Cx

20% a mais com os vidros abertos

SUV
SUV
alto Cx

8% a mais com os vidros abertos


Recomenda-se fechar os vidros acima de 70 km/h feche os vidro para que o desenvolvimento na aerodinâmica não seja prejudicado.

Isso acontece porque, com os vidros abertos, o vento entra pelas laterais, aumentando o atrito aumenta e, consequentemente, o consumo. Ficando com os vidros fechados e o ar ligado, a aerodinâmica garante economia de combustível, enquanto o conforto interno é preservado.


Mitos e verdades sobre o consumo do ar-condicionado do carro

O consumo de combustível pela metade é um entre tantos mitos que circulam sobre o uso do ar-condicionado, mas estudos apontam que o aumento real é de 10% a 20% apenas. O gás ou o óleo do aparelho não gasta ou fica velho com o uso, somente em caso de manutenção estes dois itens são completados ou trocados. Uma vez por semana, o ar-condicionado deve ser ligado por aproximadamente 10 minutos, o que já serve para lubrificar o sistema e evitar o ressecamento, principalmente se você não usa muito o aparelho.

Quando o carro fica parado e todo fechado debaixo do sol forte, a temperatura interna fica muito acima da externa. Neste caso abra os vidros para trocar o ar aquecido por um da temperatura ambiente. Logo depois, feche os vidros e ligue o ar-condicionado. Dessa forma, o tempo de troca da temperatura será menor.

Mais um ótima dica, que elimina a umidade da tubulação e a proliferação de fungos, é desligar o ar-condicionado e deixar somente a ventilação ligada por alguns minutos.